Atendimento odontológico infantil

Atendimento odontológico infantil

Atendimento Odontológico Infantil (Odontopediatria)

O atendimento odontológico infantil engloba o tratamento preventivo e restaurador dos bebês, crianças e adolescentes, incluindo os que necessitam de cuidados especiais. Engloba também o acompanhamento do crescimento facial e desenvolvimento dentário das crianças.

O atendimento e tratamento das crianças, requer cuidados especiais, para que a experiência no dentista não seja traumática e a criança se sinta a vontade e não sofra nenhum trauma. Um ambiente descontraído com brinquedos e distrações ajuda a deixar a criança mais tranquila e torna a visita ao dentista uma diversão.

DÚVIDAS mais frequentes:

1. Quando deve ser a primeira visita do bebê ao dentista?

O ideal é que a futura mamãe seja orientada sobre a importância dos cuidados com alimentação, medicamentos e sua própria higiene bucal durante a gravidez e as implicações disto na saúde bucal do seu bebê .Ela também será orientada pelo dentista sobre amamentação e cuidados iniciais com a boquinha do bebê.

2. Meu bebê já nasceu, e agora? Quando devo levá-lo ao dentista?

Quanto mais cedo for a primeira consulta do bebê ao dentista, maior a chance de estabelecer hábitos e condutas que promovam a saúde bucal e o correto desenvolvimento dos dentes e da face daquele bebê . Aos 6 meses de idade ou quando apontarem os primeiros dentinhos(o que ocorrer primeiro) o bebê deve ser examinado pelo dentista que orientará os pais sobre dieta, hábitos de higiene bucal, uso apropriado do flúor e desenvolvimento e crescimento das estruturas faciais.

3. Como devo limpar os dentes do meu bebê?

Os dentes do bebê devem ser limpos pelo menos 2 vezes ao dia.A limpeza mais importante é a noturna,feita antes do bebê dormir. Enquanto os bebês possuem apenas os dentinhos anteriores(incisivos), a limpeza pode ser feita com um tecido macio como uma fralda ou gaze umedecidos com água ou uma dedeira de silicone .Aos 6 meses de idade um odontopediatra deve ser consultado para a indicação do uso de uma escova infantil com cerdas macias e o creme dental apropriado para aquele bebê.

4. Devo usar pasta de dentes para o meu bebê?

Sim. A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda o uso de dentifrícios fluoretados em crianças com pouca idade como uma importante estratégia preventiva e de tratamento à cárie dentária. Os pais devem ser treinados para o controle da quantidade de pasta em cada escovação.Uma recomendação segura com base na quantidade de flúor presente num dentifrício contendo 1.100 ppm F é o uso de quantidade de dentifrício similar a um grão de arroz(cerca de 0,1 g ) em crianças com menos de 3 anos de idade.A quantidade de pasta utilizada também pode ser calculada considerando o número de dentes que o bebê tem na boca, tendo a indicação de menos de 0,1 g para bebês com menos de 8 dentes na boca( quantidade menor que um grão de arroz).

5. O que será feito na primeira consulta do bebê ao dentista?

Na primeira consulta do bebê ao dentista, preferencialmente até os 6 meses de idade, o dentista avaliará a boquinha e a face do bebê, examinará os dentinhos e tecidos moles como freios labiais e lingual, crescimento e desenvolvimento correto das arcadas e orientará os pais sobre os hábitos de alimentação, de sucção(como chupetas, mamadeiras, etc), de higiene bucal eficaz (com a indicação específica para aquele bebê do melhor método de limpeza bucal, quantidade e frequência do creme dental apropriado, técnica de escovação) e orientará sobre os cuidados necessários até que todos os dentinhos apareçam perfeitos e saudáveis naquele bebê.

Agende sua consulta

Telefone: 

31 3088 0735

Endereço:
Av. Brasil, 1438 – Sala 708 / Belo Horizonte, MG, Brasil

Email:
contato@bhimplanto.com.br

A Clínica BH Implanto

A Clínica BH Implanto oferece um excelente e amplo espaço de atendimento. Contamos com uma infra-estrutura moderna e funcional, com todos os ambientes climatizados. A sala de espera possui opções de entretenimento, proporcionando conforto também para os acompanhantes dos nossos clientes. 

A BHImplanto Odontologia está localizada no bairro Funcionários (Savassi), na Avenida Brasil, 1438 sala 708, esquina com Avenida Afonso Pena. A região da Savassi é considerada uma das mais prestigiadas de Belo Horizonte. O Centro da capital e a Área Hospitalar estão bem próximas do nosso local de atendimento, podendo acessá-lo à pé a partir destas localidades.

Existe a opção de estacionamento, com custo, no próprio prédio. O acesso ao estacionamento é pela Rua Aimorés, 891

BH Implanto A Clínica